sábado, 6 de março de 2010

Ruth "Solidária" Cardoso

O espírito solidário do nosso país perdeu Ruth Cardoso, uma mulher de fibra, generosa, inteligente.
Culta, forte, combativa e bem humorada.
Ela foi uma daquelas pessoas que podemos afirmar que fará muita falta, e como fará!


Homenagem merecida
Blog do Raul
............................................................

A população brasileira deveria ser eternamente grata a tudo o que Ruth Cardoso fez pelo Brasil, reconhecer o seu legado e enaltecer, especialmente, três programas que ela idealizou e planejou - Comunidade, Universidade e Alfabetização Solidárias.
A formulação da Rede de Proteção Social foi o ponto de partida para o programa Bolsa Escola, tão combatido pelo partido dos trabalhadores e apelidado, de maneira pejorativa, como bolsa-esmola.
Chega a ser injusto que poucos brasileiros reconheçam que essa educadora, atuante e discreta, tenha sido uma das pessoas mais influentes na definição de políticas públicas para a área social do governo Fernando Henrique.
E são justamente esses programas sociais que garantem a suposta popularidade do atual governo que, infelizmente, não reconhece a herança que recebeu.
Legado digno de elogios e gratidão, ao contrário do que acontece, um verdadeiro bullying político, pois em todos os palanques armados com o dinheiro público, os insultos do presidente ao seu antecessor já se consagraram como a marca registrada de seus discursos.

Ruth Cardoso nunca teve palanques, sempre agiu de acordo com os princípios cristãos que pregam a humildade.
Talvez, por este motivo, poucos saibam de seu empenho para que acontecesse a revolução silenciosa na educação, como parceira do ministro Paulo Renato, que resultou em quase cem por cento de crianças e adolescentes frequentando a escola regularmente.
Pena que este acontecimento, muito mais importante do que os números da economia, tenha sofrido um retrocesso no atual governo.

Sua participação foi fundamental, também, nas transformações na área da saúde, com o seu amigo e ministro José Serra.
A sua presença não era nem notada pelos veículos de comunicação, mas o seu trabalho foi fundamental para as conquistas tão comemoradas atualmente.
Porém, como a modéstia foi a marca dessa grande mulher, muitos se aproveitam para propagar as ações de quem escondia da mão direita o que a esquerda fazia, como muitos diziam a seu respeito, para divulgá-las como se fossem suas.

Quando alguém se questiona quem gostaria de ser, quem serviria como modelo para guiar seus passos, conduzir suas ideias, muitos provavelmente citariam alguma celebridade ou algum poderoso da indústria ou da política, simplesmente pela situação financeira e pela projeção na midia, que faz com que sejam considerados grandes vencedores.
Eu, entretanto, jamais titubearia em citar dona Ruth como referência, um exemplo de ser humano iluminado por Deus e que entendeu qual era sua missão, ou compromisso, neste planeta tão carente de bondade e sabedoria.

Aplausos à Ruth Cardoso!

2 comentários:

  1. Faço das suas as minhas palavras, numa terra onde se valoriza BBBs, rainhas de bateria, rostos da revista Caras, e que tais, pessoas como D.Rute e D.Zilda Arns são referência para poucos. Melhor, pouquissimos!

    ResponderExcluir
  2. Podemos ser poucos os que se preocupam de verdade com o bem estar do ser humano, sem interesse em votos ou popularidade, mas devemos nos sentir na obrigação de fazer algo, ao mesmo tempo cobrar de nossos representantes que também o façam, para dar continuidade à obra magnífica de Ruth Cardoso e para resgatar os fundamentos de seus programas que estão atolados na lama desse esquema sujo de compra de votos chamado Bolsa-Família. Isso é imperdoável.

    ResponderExcluir