segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Obra de José Serra é considerada referência em habitação sustentável pela ONU

Após virar referência sustentável, CDHU estuda captar água da chuva em prédios populares

Moradias em SP também podem receber "floresta" no telhado para diminuir calor
Fernando Gazzaneo, do R7

Conjunto habitacional Rubens Lara, em Cubatão, foi considerado referência em habitação popular sustentável pela ONU

O conjunto habitacional Rubens Lara, em Cubatão (cidade a 56 km de São Paulo), recentemente ganhou fama ao ser considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) referência em habitação social sustentável.
Embora seja usado como exemplo pela organização internacional, para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) paulista - responsável pela obra - o lugar tem funcionado apenas como base para projetos com tecnologias que causem menos danos ao meio ambiente.

A equipe técnica da companhia estuda implantar em novas construções, por exemplo, estrutura para captação de água da chuva e "tetos verdes", que ajudam a diminuir o calor dentro dos apartamentos durante o verão, garantindo a redução do uso de ventiladores e ar condicionado.

Os prédios do Rubens Lara se tornaram referência em habitação social de menor impacto por possuírem aquecedores solares para os chuveiros, janelas mais amplas, medição individual do consumo de água e teto branco para rebater os raios do sol, reduzindo o uso do ar condicionado.
Segundo a companhia de habitação, 1.850 famílias das 7.000 que foram retiradas pelo governo de ocupações irregulares na Serra do Mar devem ir morar no local.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário